|

Como exibir campos personalizados nos modelos de temas FSE

Eu decidi não renovar minha licença do Ultrapack, um site de assinatura que disponibiliza centenas de plugins premium aproveitando os termos da licença GPLv2.

O desafio agora é substituir os plugins pagos por plugins gratuitos neste site.

O primeiro da lista foi o Advanced Custom Fields Pro. Eu estava utilizando-o somente por causa de um recurso chamado ACF Blocks, que serve para construir blocos personalizados capazes de exibir campos personalizados (custom fields) criados com o plugin.

Os dois blocos que eu havia criado estavam sendo usados no modelo de página individual (template) do custom post type Livro para mostrar a nota de recomendação e a data de leitura dos livros.

Eu pesquisei bastante no Google e confesso que não encontrei nenhum tutorial bem-feito para criação de blocos ou outra solução para exibição desses campos sem o ACF Pro.

Então, por acaso, pesquisando por custom fields dentro do campo de pesquisa do seletor de blocos do editor, apareceu uma lista de plugins de blocos! Recurso novo (?) do Gutenberg!

E não é que esse primeiro plugin, Meta Field Block, resolveu o problema? Ele tem suporte para os campos criados com o ACF.

Desinstalei o ACF Pro, instalei o ACF gratuito e nem precisei recriar os campos personalizados.

Em seguida inseri os Meta Field blocks no template de página individual do CPT Livro, fiz as configurações do plugin e pronto. Trabalho concluído.

Agora faltam o BBQ Pro, o Perfmatters e o Really Simple SSL Pro.

Share Your Thoughts

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes